sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um pouco de como eu penso

Bem, esse posts não é nada sobre minha vida aqui, simplesmente escrevi um email para uns amigos meus por conta de uma discussão que estava acontecendo e achei que mostrava bem como eu penso e ficou legal, então vou postar:

"Numa boa minha cabeça é extremamente pragmática e objetiva.
Sou da linha do Deng Xaoping: Nao importa se o gato é branco ou preto desde que ele pegue o rato.

Então quem não pensa assim, dá uma flexibilizada e uma refletida antes de ler as linhas abaixo.


Sinceramente para mim o mundo caminhou bem nos últimos séculos e tem que caminhar melhor nos próximos, digo isso porque:

- No século XV, milhares morriam por doenças bobas como gripes, pestes e a transmissão era simples e super fácil, quem vivia ate 50 anos é um ancião já (isso em sua maioria: na europa, americas, africa. Na Ásia não posso dizer porque não estudei a historia de lá). Hoje meu pai cinquentao tá com tudo em cima, tá trabalhando, gerando dinheiro (sim dinheiro é importante não se esqueca que dinheiro é so uma maneira de medir e trocar produção, e produção é o que leva as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor), saúde, comida e etc para ele, minha familia e otras pessoas.

- No século XVII se você nascia em uma família tinha tudo, no resto não tinha nada, e nem alternativa para mudar isso (isso basicamente na europa e nas americas). Hoje um cara que é um zé ninguem pode ser um dos mais ricos do Brasil ou do mundo, fruto do esforço deles. Dos 3 sócios majoritarios da Ambev e controladores da ABInBev (sim pago pau), 2 eram de classe média baixa, filhos de funcionario publico com dona de casa. O CEO mais importante do Goldman Sachs era um judeu que nao tinha nada e entrou la como limpador de latrina. Isso eh felicidade para todos? Não, não é. É mais difícil para quem sai debaixo? Sim é mais difícil. Mas não importa mais a família ou o sobrenome para definir quem você é.

- No século XIX a força de trabalho era composta em grande parte de crianças, sim crianças, isso era normal e corriqueiro. Hoje até um pais como o Brasil, com todas as desigualdades, tem quase 90% das criacnas de 5 a 15 anos na escola (por mais ruim que essa seja).

- No século XX milhares, milhares saíram da miséria, olha para a China, olha para India. Tem trabalho sub pag? Tem, mas os caras antes passavam fome no campo e hoje quase 300 milhoes saíram da pobreza em uma década, sabe o que é isso são quase dois Brasis.


Agora temos problema sim, claro, parte ambiental com certeza... Parte social também... Mas o mundo não muda do dia para a noite, vc tem que colocar em perspectiva...
Olha o Brasil de quando eu nasci, não podíamos nem poupar para comprar um bem ou planejar alguma coisa. Por exemplo tenho a imagem viva minha nas lojas americanas para comprar um brinquedo, e o preco já tinha subido, isso depois de uma semana. Sim isso era a tal INFLAÇÃO.
Hoje a Classe C, quem saiu da pobreza, faz o país crescer....


Vocês tem noção de quando investimento estão sendo feitos em energia renovável? É muito dinheiro, são 155 bilhões de dolares isso é pegar um por cento todo ano da maior economia dos anos (EUA) e investir todo ano em um UNICO SETOR, ou melhor SUBSETOR.

Warren Buffett (maior investidor do mundo) investindo em uma empresa de carros electricos na China...

A coisa muda, sim, com tempo, investimento, vontade e QUE TODO MUNDO GANHE....

PARA MIM NINGUEM FAZ NADA POR CARIDADE SEM GANHAR NADA. OU GANHA DINHEIRO, OU PODER, OU PAZ DE ESPIRITO, FELICIDADE OU CONSCIENCIA TRANQUILA.

Se geram efeitos que o resultado final é pior se cada um ganha faz apenas olhando seu umbigo, sim claro!
Isso em economia é chamado de externalidades, e aí o governo, a sociedade, as ONGs, tem que interferir, regular e corrigir. Exemplo, a "cagada" que deu no sistema financeiro mundial atual, outro exemplo bem sucedido é o monopólio publico da água, imagine se alguém pudesse colocar o preço que quer em algo que só ela tenha e que todo mundo precise. Ela fica com tudo e o resto com nada.

Numa boa para mim cada um quando olha o seu, está olhando o do outro também... por exemplo aqui na Colombia... O que falta nesse país são duas coisas: acabar com a maldita guerra sem motivo, que so drena recursos do país, e GERAR EMPREGO!

Vocês não tem idéia de quanta gente vende coisas, em onibus, sinais e etc...
Numa boa, quem faz isso nao é porque quer, ou porque gosta. É porque não tem outra opção.

Tá mais de onde eles passam a ter opção? Com emprego horas, opções de ocupações, que façam eles ter uma melhor qualidade de vida, e serem felizes fazendo o que fazem

Tá da onde sai emprego? De empresas, organizacoes uai...
Numa boa hoje tenho a condição de vida que tenho, porque meu avó paterno lá em 1940, sendo um filho de portugueses sem estudo (4 série) teve a oportunidade de ser guarda de uma fábrica em SP e ai foi subindo ate ser vice diretor de uma fábrica inteira lá em minas... E pq minha avô tava do lado dele e ajudando em todo esse periodo.
E pq meus avôs maternos sairam da roça, fugido na prática, onde os pais deles eram gente rica da cidadezinha, para passar perrengue na cidade até conseguirem empregos de escrivão e professora, respectivamente, e depois cursar advocacia e seguirem carreira em direito.

Meus pais tiveram o mérito de aproveitar e manter o padrão de vida, segundo o esforço deles.

E eu tive sorte, simplesmente sorte, (nao tenho merito nenhum, fruto da loteria do ovario) de nascer nessa familia, agora me cabe aproveitar essa oportunidade para eu crescer, promover oportunidades para meus filhos, e para TAMBÉM DAR MAIS OPORTUNIDADES PARA OUTRAS PESSOAS....

E para mim parar de comer carne, deixar de andar no elevador ou andar de carro. Eu estou atrasando ou regressando a humanidade, porque muita gente tem emprego nos frigorificos, nas empresas de elevador ou nas fábricas de carro.

Quando se tenta fazer a criacao de gado mais amigável com o meio ambiente, mais produtiva, melhor...
Ou quando tento fazer o elevador ser mais eficiente ou utilizar uma outra matriz energética...
Ou tento o carro ser elétrico ou a ar comprimido.....

Eu to gerando emprego, e dos bons, porque para fazer isso tenho q colocar muita gente para trabalhar e pensar...
Eu to gerando conhecimento, acho q isso eh obvio...
E to melhorando a vida do mundo como um todo, já que to fazendo as coisas que vão melhorar o planeta, o bolso e a vida de cada um...

2 comentários:

  1. Vi esse post seu aleatoriamente, pesquisando por Índia no youtube. Hehe, coisas da internet.

    Boas colocações, faltou uma revisão mas tu já deve ter notado :)

    Esse equilíbrio desenvolvimento/sustentabilidade é um tema ainda a ser mais explorado, mas sem aquelas análises pernósticas de que "por que o país sub-desenvolvido tem que pagar pato alheio" ou "todos devemos fazer nossa parte" numa atitude de que todos somos iguais e não encarando a subjetividade e necessidade de cada um.

    Espero que esteja feliz ao lado da tua guria e feliz com a experiência do intercâmbio em geral. Daqui a pouco sou eu, se deus quiser :P

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Ola estou indo passa 1 ano e meio em Cali vc poderia me dá informações sobre o tempo q passou em Medelin principalmente sobre o custo de vida... gracias

    ResponderExcluir