sábado, 6 de junho de 2009

A Arte da Pão Duragem

Bem depois de algum tempo sem postar, volto ao blog...

Sobre o cotidiano tudo bem: muito trabalho, boas ideias, alguma diversão no final de semana.

Venho aqui para contar uma parte importante da experiência do intercâmbio, especialmente quando você ganha o seu e vive com isso: a arte da pão duragem.

Meu salario aqui é bom, tranquilo, dá para viver bem e sobra um pouco. Mas como eu e a Ju estamos planejando uma viagem dela para cá temos que economizar bastante, quase 50% do nosso salário, ela no Brasil e eu aqui, para conseguir fazer tudo que queremos nesse 1 mês juntos.

Fora isso, qnd você vive com o dinheiro fruto do seu trabalho, você dá muito muito mais valor para ele. (PS- Obrigado pai e mae, agora entendo um pouquinho da vida de vcs)

Assim eu tento manter todos os custos fixos e planejados em um orçamento, que entra tudo, simplesmente tudo, que gasto.

Mas depois de 3 meses relativamente estáveis, comecei a "investir ou gastar" em algumas coisas para melhorar minha qualidade de vida. Por exemplo, resolvi alugar um frigobar para o meu quarto uma vez que a república que moro não tem geladeira para dividir (cada um tem seu frigobar no quarto).

Aí beleza, meu pensamento foi simples: vou pagar 30 000 pesos (30 reais) no aluguel mensal, mas economizo nas compras da semana (as refeiçoes todas eu já tenho incluidas no aluguel).
"Basicamente em vez de ter que comprar biscoito, cheetos, e etc q não estragam... Compro maça, banana, manga, que são baratos pra caramba aqui..."

O problema é que não contava com os "outros luxos" que a geladeira fornece: uma cervejinha ou leite para aquele toddy durante o dia ou a noite... Aí me lasquei... esses dois itens deram 50% da minha conta da semana!!! E essa foi 1,5 a conta da semana sem geladeira!!!

Eu falei, to de brincadeira, fui economizar, gastei 50% a mais!!! Nesse momento o aluguel da geladeira vai ser pensado a longo prazo, para ver se compensa...

Mas esse é o tipo de coisa que nunca ia pensar no Brasil... por mais que já morasse em república...

Um comentário:

  1. Gui,

    Tb nao precisa disso né! Td bem que é mto bom viver do seu,mas sem aperto. Vc sabe que SEMPRE pode contar conosco.
    Beijos e muitas saudades,
    Mae

    ResponderExcluir