sábado, 16 de maio de 2009

Resumo da semana: Trabalho!

Bem essa semana foi pesada, pesada mesmo...

No início veio a diretora nacional do Proexport (o maior cliente do CICE na área que trabalho), assim segunda o dia foi por conta dela de apresentar os resultados do trabalho e vender novos projetos. No final tudo foi ótimo, já vendemos mais 3 para o próximo semestre e ela está satisfeitíssima com os resultados dos atuais.

Na terça fui a um evento de manhã de um fundo de venture capital (capital de risco, que investe em empresas nascentes) que o governo colombiano está lançando. O evento foi legal como um todo, fiz contatos com o gestor do fundo aqui em Medellín, mas perdi a manhã toda nisso. A tarde tinha que fazer um estudo gigantesco para o grupo de empresários de Limpeza e Desinfecção que trabalhamos para criar uma nova empresa, com tecnologia de ponta, no final não consegui terminar tudo... As fontes de informação eram muito muito restritas e levei mais tempo, não ficou ruim porque tinham outras prioridades na agenda. Além disso tive uma reunião com uma estudante e um professor de engenharia da universidade para organizar um concurso de robo que vai acontecer dentro de uma feira comercial que a EAFIT é parceira.

Na quarta continuei o negócio de limpeza e desinfecção e pela tarde o estudo de países alvo para a exportação do outro grupo de empresários, esses focados em peças para aeronaútica e defesa. Fiquei até as 8h (isso que entro as 8h da manhã, e alguns dias as 6h30) para terminar.

Na quinta a reunião com os empresários de aeronaútica de 7h até 12h, o bom foi ver que o negócio avançou muito muito, já vão abrir a empresa e tem uns 3 contactos já para vender produtos. A tarde call com a Endeavor Colombia sobre uma visita que eles vão fazer aqui e reunião com dois expertos do setor elétrico sobre o projeto já vendido para o Proexport e que iremos vender para os empresários terça. A parte boa foi que o feedback foi excelente, eles acharam muito bom o estudo e as empresas que convocamos.

Sexta, achei que ia ser tranquilo, nada. Pela manhã estava terminando o estudo de limpeza, minha chefe me liga: "Guille tiene una reunión con los empresarios de aero y yo ni Angie(a assintente dela) no podemos ir, por favor, vas y hace la acta?" Aí fiquei 2h horas com eles, primeiro o consultor jurídico decidindo juntos como vai ser estatuto, enquadramento fiscal e etc... Depois empresa de mídia digital decidindo como vai ser o site e etc.... Legal, mas menos 2 horas para meu trabalho de verdade, estudar os tais setores. A tarde continuei o estudo que tinha parado, e aí teve uma reunião com a diretora de relações internacionais daqui (para ver a possibilidade de eu estudar o próximo semestre aqui) e por fim orientar as duas estudantes de MBA, que o diretor do CICE me passou, no trabalho de conclusão delas sobre o setor de construção e as oportunidades. Achei que tinha acabado. 6h (meu horário de saída), minha cehfe vai até a minha mesa: "Guille yo necesito imprimir el estudio de electricos para Lunes(segunda) y pasar la acta de la reunión de aero para proexport, puede me entregar eso hoy aún (hoje ainda)."Como sabia que eram coisas importantes, fiquei revisei o estudo, mudando cor de gráficos, dados, palavras e tal. E fiz a ata (sim em espanhol).


Bem apesar da intensidade estou gostando muito, pois estou aprendendo para caralho (com o perdão da palavra): vendo os empresarios decidirem abrir a empresa de aeronautica, a formação jurídica dela, fazendo contatos com gente de fundo de venture capital, estudando oportunidades de setores que nunca ouvi falar na vida, e até orientando estudante de MBA. Mas o que pesa muito, e me prejudica, é o volume de coisas que não são prioridades, como reunioezinhas e etc, que atrapalha meu rendimento no resto. 
E também a parte cultural: 
1- trabalhar direto, 100% do tempo, em espanhol cansa muito especialmente porque nunca estudei então me prejudica na comunicação e na velocidade de fazer as coisas (por exemplo a tal ata.)
2 - O horario de trabalho: isso sim é uma MERDA! Aqui eles trabalham muito cedo, começam as 8h, tem de 12h as 14h para almoço, e saem as 18h. 
Então como funciona para mim:
Acordo as 7h: morto de sono, porque não consigo, simplesmente não consigo dormir antes das 23h ou meia noite.
Trabalho até as 12h na base do café
Saio para almoçar: mas como  moro do lado da universidade tenho 1h a mais para fazer nada, que não dá para trabalhar (por que ninguem fica no escritorio) nem fazer nada produtivo, então quebro meu ritmo e caio de produção.
Chego as 14h e saio as 18h: meu horário mais produtivo tradicionalmente (quando tenho mais energia e penso mais rápido), mas que rende menos por estar com ritmo quebrado. 
Saio as 18h: não tenho nada para fazer, por que  eles já vão para casa dormir as 21h. Em parte é bom que tenho tempo para falar com a Ju (minha namorada, quem não conhece) e com minha família. 
Fora que nos dias com reuniao com empresários as reuniões são as 7h00. Assim tenho que acordar as 6h quando é na universidade e as 5h30 quando é fora. E aí vendo o seu escuro ainda, penso: Isso não é humano!

Sei que essas coisas são naturais do intercâmbio, e eu tenho que me adaptar a Colômbia e não todo o país a mim. Já estou tentando e me esforçando, mas até lá o cansaço vai me consumir...

4 comentários:

  1. Boi,
    o almoço de duas horas é pra ter algo tipo a siesta? Se não, as outras pessoas fazem o que nessa hora?
    Monma

    ResponderExcluir
  2. hahahah "contactos", "expertos"... Tou vendo que já tá misturando tudo... hehehehe

    Segura a onda aí, Boi! Se você lembra do gráfico do choque cultural, você deve estar bem no meio da curva negativa mais ou menos por agora (embora eu não saiba como está sendo o processo como um todo pra você, é o mais comum).

    Inveja de você! Abração e continua escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. "tenho tempo pra falar com a ju" OUNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN que amooor! ahahhaha toma um calmante pra dormir mais cedo boi! :P
    beijos

    ResponderExcluir