quinta-feira, 16 de abril de 2009

Onde estou, o que faço e etc

Para quem não recebeu meus emails, ou não leu, vou dar uma geral das coisas básicas para enteder como isso tudo aconteceu e acontece...

Onde estou
Estou em Medellín, Colombia.Sim, a terra do Pablo Escobar. Felizmente, apesar da fama, a cidade mudou radicalmente desde os 90 (fruto de trabalho governamental em educação e segurança basicamente). Por isso não precisam se preocupar vou ser sequestrado ou assasinado, acho que isso é mais fácil, estatisticamente, de acontecer com alguém que esteja no Brasil (fiquem espertos... hehehe).

Homidios por 100 000
 habitantes em 2008:
Medellín: 26
São Paulo: 31,1
Rio: 44,8
Belo Horizonte: 56,6

Fonte: 

O que faço

Trabalho na Universidad EAFIT (essa aí em cima), uma das mais conceituadas do país, especialmente em negócios e engenharia. Mas você trabalha em uma universidade? Tá dando aula ou o que?
Se bem me conhecem sabem que a hipotese de dar aulas é bem remota... Eu trabalho no CICE (Centro de Inovacion, Consultoria y Empresarismo) da universidade. Basicamente o que o CICE faz é prestar consultoria para todo tamanho e tipo de cliente (de multinacionais a empreendedores) especificamente em geração e planejamento de novos negócios. Ou seja, o cara chega aqui, com uma ideia ou com um problema, depuramos essa ideia, analisamos, definimos com ele por onde vai, fazemos todo trabalho de planejamento e estudo e entregamos pro cara colocar em prática.

Meu trabalho especificamente é em quatros frentes:

  - PMEs (Pequenas e Medias Empresas): Aqui trabalhamos em um programa com o Ministerio do Comercio chamado redes empresariales, basicamente selecionamos umas 10 empresas medias, que sobrevivem mas nao crescem por que estao metidas em um negocio ruim... Juntamos elas, analisamos o setor, quais sao as oportunidades dentro dele, e montamos uma nova empresa, normalmente inovadora, com essas empresas como socias. Meu trabalho é toda a inteligencia de mercado, ou seja identificar possiveis oportunidades e como competir nos mercados.

  - Doing Business in Brazil: Estudar e definir setores com oportunidades de negocio no Brasil, vender o projeto para eles e preparar eles para exportarem para o Brasil. Meu trabalho é fazer e coordenar tudo isso.

  - Empreendedorismo: Programa de novos negocios com os estudantes e pesquisadores da universidade, saem de uma idea a um negocio. Meu trabalho é benchmark de experiencias com o Brasil e coordenacao de parcerias com a Endeavor Colombia

  - O que mais vier: basicamente o que tiver que de para fazer, isso é tao diverso que vai desde pesquisar potencial de mercado para patentes da universidade até um evento sobre o mercado indonesio com o embaixador da Indonesia.

Onde vivo:

Hoje vivo em um apartamente com outros estudantes, uma republica, o interessante é a economia de escala: tres apartamentos dividem os servicos (empregada, maquina de lavar, comida, e etc)... Na pratica minha qualidade de vida é muito boa, vivo a uma quadra do trabalho e em um dos melhores bairros daqui, super arborizado e tal, e pago pouco, 40% do meu salario cobre tudo (aluguel, contas, refeicoes, roupa e internet). O pessoal é gente boa e tenho meu quarto para ter privacidade.


Como cheguei aqui
 
Pela AIESEC, se não conhecem entrem: www.aiesec.org



Bem por aqui ficamos.... Se tiverem duvidas me mandem que ai respondo...

Um comentário:

  1. Gui,

    Acho que deve estar gostando do seu trabalho, pq até eu tive vontade de faze-lo!!!! Bom quando conseguimos fazer o que nos deixa feliz! Tenho certeza que essa oportunidade lhe ampliará os horizontes. Beijos,
    Mãe

    ResponderExcluir